3 de jun. de 2013

0
Avatar
Resenha: Toriko #1 – Panini
Toriko é mais uma série de sucesso vinda direto da Shonen Jump, a mesma de One Piece, Dragon Ball, Naruto, Bleach, Reborn e Beelzebub. Todos também da Panini no Brasil.

O mangá é escrito e desenhado por Mitsutoshi Shimabukuro. A serialização teve início em maio de 2008 e acumula até o momento 23 encadernados. Devido à sua popularidade e forte incentivo da Jump, além de cross-overs com One Piece e Dragon Ball, Toriko já ganhou em seu curto período de vida três filmes e tem o quarto planejado para o próximo semestre.

Some ainda um anime com mais de 100 episódios que segue firme e forte e com grandes chances de vir para o Brasil, já que a própria Toei tenta licenciar o produto por aqui, já tendo realizado essa façanha no Chile, onde a série irá ao ar pelo canal Etc.Tv.

Estamos na Era Gourmet, a era da busca pelo sabor desconhecido. Nosso protagonista, Toriko, é um caçador Gourmet experiente que deseja montar o melhor menu full-course do mundo. Para isso, ele precisará encontrar pratos magníficos para as seguintes categorias: aperitivo, sopa, prato de peixe, prato de carne, prato principal, salada, sobremesa, e bebida.

A primeira aventura de Toriko se dará ao lado de Komatsu, funcionário de um restaurante seis estrelas gerenciado pela IGO (International Gourmet Organization). Nela, para uma recepção, os dois terão que providenciar a carne de um crocodilo-galala, animal cujo nível de dificuldade para a captura seria cinco pelos planos iniciais da IGO. Porém, eles descobrirão que o bichinho dará mais trabalho que o planejado.

Na segunda, mais uma vez a Organização Gourmet Internacional recorrerá ao caçador. Dessa vez, para colher os frutos arco-íris que estão isolados graças a um grupo de Troll-Kongs que, observando a migração de animais fracos para perto da árvore, resolve se alimentar deles sem necessidade de sair e caçar, já que muitas espécies são atraídas pela fruta.

O primeiro volume do mangá conta como foram as duas primeiras missões de Toriko e Komatsu. Já aqui, o caçador gourmet conseguirá um item para o seu menu full-corse. Carne de crocodilo-galala ou fruta arco-íris, o que terá sido?

No final somos apresentados a Coco, um dos quatro reis celestiais. Lembrando que nosso protagonista também é um, ao lado de Sunny e Zebra, que aparecerão nos próximos volumes. Eles são conhecidos por serem os melhores nas habilidades culinárias e destrutivas. Temos também duas curtas histórias extras.

A versão da Panini conta com contracapas coloridas e mais um daqueles avisos personalizados quanto a ordem de leitura do mangá. Nele, Toriko avisa que não haverá banquetes se o leitor começar pelo lado errado.

O glossário conta com uma página e apresenta além dos termos japoneses, algumas explicações sobre máscaras hannya, soro antiofídico e expressões usadas ao longo do mangá. Além disso, apresenta também uma “mini-tabela” convertendo todos os valores em ienes do mangá para reais, facilitando a noção do capital de cada item comprado/vendido no volume.

Logo na página 9 somos apresentados à quadros recheados de kanjis, que são letreiros de edifícios, ruas e placas, que acabaram não sendo traduzidos. As duas únicas traduções foram a do “taxi gourmet” e a do “festival gourmet”. Os outros kanjis diziam algo por volta de “avenida gourmet”, “kart gourmet” e “comida demais”.

Na página 11 a mesma situação. Duas placas não foram traduzidas. São referentes a estandes de comida do festival, e uma delas quer dizer “Yakisoba”.

O logotipo utilizado pela editora não é o mesmo do Japão. Em uma espécie de estilização, a versão brasileira traz duas mordidas no nome da obra, assim como a edição francesa. Foi solicitado que a Panini trabalhasse exclusivamente com essa versão do logo.

Toriko é publicado bimestralmente e o segundo volume é previsto para junho. Shonen de sucesso da maior antologia japonesa e com a proposta inusitada de por a comida em foco ao lado das típicas cenas de ação do gênero. O formato é tankobon, aproximadamente 210 páginas com tradução de Dirce Miyamura (20th Century Boys), letras de Gabriela Kato e edição/adaptação de Bruno Zago.

Prontos para se aventurarem na Era Gourmet?

Classificação Final:

Muito Ruim
Ruim
>Bom<
Muito Bom
Ótimo

Fonte: Jbox



Nenhum comentário:

Postar um comentário